2º Prêmio Varejo Sustentável Wal Mart Brasil

20 julho 2009

A rede de hipermercados Wal Mart está promovendo o 2º Prêmio Varejo Sustentável Wal Mart Brasil, destinado a estudantes de nível técnico, superior em tecnologia e graduação, sem distinção de cursos ou período. As inscrições vão até 11 de setembro de 2009.

O objetivo do projeto é estimular a pesquisa e difundir as propostas dos estudantes dos cursos brasileiros para o desenvolvimento da sustentabilidade em toda a cadeia varejista, de relacionamentos e em níveis de atuação, identificando novos projetos, práticas, idéias ou aplicações com potencial de desenvolvimento no varejo.

Os projetos deverão ser destinados para aplicação imediata no segmento varejista supermercadista em uma ou mais entre as seguintes áreas-tema:

1.Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos:

Serão aceitas propostas de processos, métodos e procedimentos que visem:

  • Uso eficiente de água e energia (elétrica, gás, combustíveis, etc.) e/ou
  • Redução da geração de resíduos sólidos e/ou
  • Reciclagem de resíduos e/ou
  • Tratamento e destinação final de resíduos sólidos (em especial os resíduos orgânicos) e/ou
  • Gerenciamento de resíduos e/ou
  • Redução de emissões de gases de efeito estufa e/ou
  • Neutralização de emissões de gases de efeito estufa.
Áreas de aplicação:

- Lojas e centros de distribuição
- Escritórios

2.Produtos e Embalagens Sustentáveis:

Serão aceitos projetos que visem à melhoria dos produtos e embalagens em relação a:

  • Composição do produto e/ou
  • Design de produtos e embalagens e/ou
  • Análise de ciclo de vida e/ou
  • Processos de fabricação e/ou
  • Distribuição de produtos e/ou
  • Exposição no ponto-de-venda e/ou
  • Aspectos sociais.
Áreas de aplicação:

- Produtos e embalagens comercializados pelo varejo supermercadista

3.Processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados no varejo supermercadista.

Áreas de aplicação:

- Produtos e embalagens comercializados pelo varejo.

4.Ações Sociais no Negócio:

- Projetos que visam a promoção de comunidades em situação de vulnerabilidade através de proposta de negócios sociais inovadores relacionados a um ou mais temas abaixo:

  • Negócios Sociais realizados por meio de projetos que utilizam os mecanismos de mercado (demanda, oferta, lucro, etc.) para promover a inclusão social do consumidor final;
  • Ações para o varejo como impulsionador de negócios sociais;
  • Projetos que proporcionem o envolvimento de funcionários e fornecedores do Wal-Mart na promoção de impactos sociais positivos;
  • Comércio Solidário;
  • Profissionalização de jovens;

Áreas de aplicação:

- Lojas e centros de distribuição
- Escritórios
- Cadeia logística
- Comunidade no entorno de lojas, escritórios e centros de distribuição

Mais informações e inscrição no site www.premiovarejosustentavel.com.br.

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |