Lixo eletrônico: paulistanos ganham local de descarte

04 fevereiro 2010

Empresas e consumidores se demonstram cada vez mais interessados na reciclagem. Na casa das pessoas e até nas ruas, a coleta seletiva vem se tornando algo comum. Mas no caso do lixo eletrônico, o problema ainda é complexo. Poucos são os locais que recebem este tipo de material. Em São Paulo, a USP saiu na frente e inaugurou o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática. Placas velhas, mouses quebrados, monitores inutilizados: tudo ganha um destino ecologicamente correto ao ser entregue por aqui.

"A USP é pioneira nesse tipo de serviço, mesmo a nivel mundial. São poucas instituições que projetam esse tipo de trabalho" - Professora Tereza Cristina Carvalho

O galpão fica dentro da Cidade Universitária, e a estimativa é de que o retorno do investimento aconteça em 3 anos. 5 funcionários serão responsáveis pela reciclagem de cerca de 1000 computadores todos os meses. O que não funciona mais é direcionado para empresas parceiras, que darão uma destinação correta aos diferentes materiais. O que ainda tem uma vida útil é reaproveitado e, junto com partes de outras máquinas, se transformam em equipamentos que poderão promover a inclusão digital em projetos sociais.

"A idéia não é dar o micro, é empresatar. Pois, uma vez qeu você usou, você devolve" - Professora Tereza Cristina Carvalho

Em breve, o Centro de Descarte também vai abrigar um laboratório onde acontecerão pesquisas e até aulas abertas ao público, ensinando as melhores técnicas para reciclagem de lixo eletrônico. A idéia, aqui, é espalhar o discurso da reciclagem para a maior quantidade de pessoas possível. Por enquanto, o centro está trabalhando com o lixo eletrônico produzido pela própria Universidade, mas dentro de algumas semanas, toda a população de São Paulo poderá trazer seu computador velho para ser reciclado por aqui. Tem algum equipamento encostado aí na sua casa? Então clique no link acima e veja como e quando você poderá levar seu lixo até o Centro de Descarte da USP.

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |