NASA desenvolve super isolante térmico e elétrico

02 junho 2009


Engenheiros da NASA criaram uma nova classe de materiais isolantes térmicos e elétricos para fios e cabos que supera largamente qualquer material existente hoje, abrindo espaço para novas aplicações e dando maior segurança às aplicações atuais.

O material - um compósito de poli-imida - suportou testes de resistência à chama de um maçarico durante 12 horas, mantendo a integridade elétrica e estrutural dos condutores elétricos internos que ele estava protegendo.

[Imagem: NASA]

Material antichama

Essa extrema resistência ao fogo coloca o novo material antichama como um dos mais promissores materiais para uso em instalações de altas tensões e correntes, como nas usinas de geração de eletricidade e nas centrais de distribuição.

Além de sua resistência ao fogo, o material permitirá economia de espaço e de peso nas estruturas de transmissão de eletricidade porque ele é muito leve e, graças ao seu desempenho excepcional, poderá resultar em camadas de proteção mais finas.

Poli-imida

A tecnologia combina a resistência ao calor e as propriedades dielétricas da poli-imida. O polímero pode ser reforçado com fibras de vidro ou quartzo ou mesmo tecido, para ganhar resistência mecânica.

O compósito resultante ainda apresenta baixíssima absorção de umidade, minimizando o desgaste dos fios e cabos que ele protege.

A tecnologia está sendo disponibilizada para licenciamento pela indústria para que o material possa chegar ao mercado.


Fonte: Inovação Tecnológica

1 Comentário:

João Vítor Fernandes disse...

Muito doido!

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |