Engenheiro monitora casa com Twitter

29 junho 2009


Hoje em dia quase tudo e todos tem um Twitter. Seja por brincadeira ou por utilidade, o microblog tem expandido o seu uso. Já tem até quem criou uma conta para a própria casa. É o caso do engenheiro britânico Andy Stanford-Clark, que conectou seu lar ao seu perfil no Twitter.

Andy criou um sistema para receber atualizações em tempo real sobre sua casa, por meio do microblog. Sua conta recebe mensagens como “o aquecedor do banheiro está ligado” ou “a temperatura da sala está fria". O engenheiro quer tentar dessa forma diminuir os gastos de energia elétrica em sua residência.

Informações do jornal Daily Mail explicam que o sistema usa de uma tecnologia com rede de cerca de uma dúzia de sensores wireless instalados pela casa, em locais como medidores de energia ou janelas, por exemplo. Dessa forma, o engenheiro e sua família conseguem receber o status atualizado da casa, desde o número de lâmpadas acesas até se as janelas do banheiro estão abertas.

As informações dos sensores são gravadas em um chip que transmite sinais de rádio para um hub central. Essas informações são processadas por um programa que transforma os sinais em palavras. A tecnologia foi desenvolvida pelo próprio Stanfor-Clark, que é especialista de software da IBM.

O sistema avisa o dono da casa sempre que ele atinge 10 libras de consumo de energia (cerca de R$32,00). Desde que adotou o sistema, o engenheiro já diminuiu um terço do consumo de energia da sua residência.


Olhar Digital

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |