Reunião do Dark Energy Survey

21 maio 2009

A reunião do projeto internacional Dark Energy Survey (DES), que pretende estudar a natureza da energia escura – um dos principais desafios atuais na física e na cosmologia –, será realizada entre os dias 25 e 29 de maio, no Rio de Janeiro.


A reunião será realizada no Observatório Nacional e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), envolvendo uma centena de astrofísicos dos vários países participantes deste projeto que mapeará uma grande área do céu a partir de 2011, utilizando um detector que está sendo construído com essa finalidade.


Aproveitando a presença de especialistas estrangeiros e o contexto das celebrações de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, a organização do evento programou uma série de palestras voltadas ao público leigo com tradução simultânea e com transmissão pela internet. As apresentações, gratuitas, serão feitas no CBPF.


No dia 25 de maio, Ravi Sheth, da Universidade da Pensilvânia, falará sobre o tema “A Matéria Escura”. No dia 26, Josh Friemann, da Universidade de Chicago, falará sobre “Supernovas e a Energia Escura”. No dia 27, “Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura” será o tema de Timothy McKay, da Universidade de Michigan.


“As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura e a Energia Escura” será o tema debatido no dia 28 de maio por Bhuvnesh Jain, da Universidade da Pensilvânia. No dia 29, o ciclo será encerrado com a palestra “A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura”, apresentada por Enrique Gastanhaga, do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha.


Mais informações: www.des-brazil.org/semana 

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |