Brasil deve investir em carros elétricos

25 maio 2009


Brasil deve realizar investimentos na produção de baterias elétricas para carros. A informação foi dada pelo ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, Sergio Rezende.

O ministro disse que amanhã, 26/05, se reunirá em Brasília com A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), empresas eletroquímicas brasileiras e representantes do setor acadêmico, para procurar novas formas de expandir o programa de desenvolvimento de carros elétricos no país.

Com intenção de montar uma rede para trabalhar na ideia, o ministro já descartou a possibilidade que criar uma empresa estatal. Rezende afirma que o Brasil tem fabricantes de motores elétricos, o que facilitaria o andamento do projeto. “Estamos mobilizando pesquisadores, empresas de baterias, empresas de veículos, para desenvolver o projeto de um carro nacional”, garante.

O principal desafio até então, é criar uma bateria que seja tão adequada aos veículos quanto as de lithium, que apesar de só terem sido usadas em aparelhos tecnológicos, já mostraram que podem ser competitivas no mercado automotivo.

Apesar dos carros elétricos ainda não representarem concorrência significativa no mercado, Rezende acredita que a partir do desenvolvimento das baterias a competitividade no Brasil poderá se estabelecer.

Olhar digital


Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |