IEEE

17 maio 2009


Sobre o IEEE

O IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - é um instituto técnico-profissional internacional, dedicado ao avanço da teoria e prática da Engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação. É a maior organização de classe do mundo.
O instituto realiza os principais encontros da área (mais de 300 congressos e conferências em todo o mundo), cria padrões e normas e é responsável por aproximadamente 1/3 das publicações (revistas, papers, journals, livros, etc...) que circulam na área de Elétrica e Informática.
O IEEE colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração e compartilhamento, e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da profissão. O IEEE congrega mais de 370,000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 157 países. Compõe-se de 10 Regiões, 37 Sociedades Técnicas, aproximadamente 1200 Capítulos das Sociedades Técnicas e 300 Seções, além de inúmeros Ramos Estudantis.

O IEEE, é dividido em 10 Regiões ao redor do mundo, que são subdivididas em Seções.

Como funciona o IEEE no Brasil

Das 300 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas formam o Conselho Brasil.

São elas:

1. Seção Bahia
2. Seção Brasília
3. Seção Minas Gerais
4. Seção Rio de Janeiro
5. Seção Sul Brasil

Estas seções abrangem todos os Estados do Brasil e são assim classificadas:

Seções do IEEEEstados envolvidos
BahiaBA, PE, PB, CE, RN, AL, SE, PI, MA
Minas GeraisMG
Rio de JaneiroRJ, ES
BrasíliaDF, GO, MT, MS, PA, TO, AM, RO, RR, AC, AP
Sul BrasilSP, SC, PR, RS
Sociedades

Uma Sociedade é composta por membros e afiliados do IEEE, interessados em alguma área específica da eletrotecnologia. Os benefícios de estar em uma sociedade incluem ter acesso a publicações, conferências, prêmios, palestras, serviços educacionais e outros recursos exclusivos.

Existe uma infinidade de sociedades no IEEE como IEEE Circuits and Systems Society, IEEE Computational Intelligence Society, IEEE Robotics & Automation Society, IEEE Power & Energy Society, IEEE Antennas and Propagation Society...

O que é um Ramo?

O Ramo Estudantil é um setor dentro da organização do IEEE que não tem fins lucrativos, sendo subordinado a uma Seção Estudantil. O Ramo Estudantil do IEEE deve ser criado e gerenciado por estudantes de graduação, bem como de pós-graduação, que formam uma diretoria, sob a orientação de um professor da Universidade e um profissional ligado à Indústria, ambos associados ao IEEE.

Um Ramo tem como objetivo essencial trazer os benefícios do IEEE para faculdades, estudantes e profissionais. Organizar um calendário de eventos voltado aos estudantes, oferecer vantagens do IEEE aos seus membros e incentivar o caráter social do IEEE são funções essenciais dos Ramos:

1 - Contribuir para a melhoria do nível acadêmico e profissional dos estudantes;
2 - Promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão;
3 - Incentivar a liderança; 
4 - Responsabilidade; 
5 - Criatividade;
6 - Iniciativa e trabalho em grupo;

Estes objetivos são alcançados através das diversas atividades desenvolvidas pelo Ramo Estudantil, com o apoio da Universidade, da Seção, da Região e do IEEE.

As atividades consistem, basicamente, em palestras, cursos, viagens e visitas técnicas, encontros entre estudantes de todo o país e do mundo, congressos, Semana da Engenharia, enfim, atividades que atendem às necessidades e aos interesses dos alunos de Cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Ciências da Computação e afins.


Vantagens de ser membro e voluntário

  • Recebimento mensal da Revista Spectrum (de tecnologia) em casa
  • Acesso ao The Institute Journal
  • Descontos em todos os cursos e congressos internacionais e nacionais promovidos pelo IEEE
  • Acesso à biblioteca do IEEE
  • Direito à participação em campeonatos de tecnologia promovidos pelo Instituto
  • Como voluntário no Ramo, oportunidade de interagir com engenheiros do mundo todo e desenvolver habilidades não técnicas, tais como liderança, trabalho em equipe e habilidades gerenciais, que são imprescindíveis para o Engenheiro contemporâneo.
  • Currículo diferenciado ao trabalhar como voluntário.


 Em breve teremos OFICIALMENTE o Ramo Estudantil IFPB!

Mais informações:

IEEE

IEEE REgión 9

IEEE Brasil

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |