Prof. Marco Antonio Meggiolaro - Coordenador da equipe RioBotz PUC-Rio.
Tutorial em Robôs de combate
26 maio 2009
Prof. Marco Antonio Meggiolaro - Coordenador da equipe RioBotz PUC-Rio.
Brasil deve investir em carros elétricos
Brasil deve realizar investimentos na produção de baterias elétricas para carros. A informação foi dada pelo ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Federal, Sergio Rezende. O ministro disse que amanhã, 26/05, se reunirá em Brasília com A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), empresas eletroquímicas brasileiras e representantes do setor acadêmico, para procurar novas formas de expandir o programa de desenvolvimento de carros elétricos no país. Com intenção de montar uma rede para trabalhar na ideia, o ministro já descartou a possibilidade que criar uma empresa estatal. Rezende afirma que o Brasil tem fabricantes de motores elétricos, o que facilitaria o andamento do projeto. “Estamos mobilizando pesquisadores, empresas de baterias, empresas de veículos, para desenvolver o projeto de um carro nacional”, garante. O principal desafio até então, é criar uma bateria que seja tão adequada aos veículos quanto as de lithium, que apesar de só terem sido usadas em aparelhos tecnológicos, já mostraram que podem ser competitivas no mercado automotivo. Apesar dos carros elétricos ainda não representarem concorrência significativa no mercado, Rezende acredita que a partir do desenvolvimento das baterias a competitividade no Brasil poderá se estabelecer.
DIRETO DE SALVADOR
23 maio 2009
Esta tudo corrrendo muito bem aqui, voltamos domingo as 19 horas e só chegamos em jampa na segunda as 10 horas, mas na bagagem estamos trazendo muita coisa legal e experiencias maravilhosas, queria muito que todos pudessem ter visto o que nós vimos.
Mas tentaremos passar pra vcs.
Albanisa Felipo
Mão robótica de baixo custo é acionada por ar comprimido
22 maio 2009
A mão robótica a ar comprimido alcançou uma funcionalidade imbatível: ela tem a força suficiente para segurar objetos pesados e a precisão necessária para segurar objetos extremamente delicados.
Quando se pensa em mãos robóticas, logo vêm à mente os superprecisos motores de passo ou os ultraminiaturizados motores piezoelétricos, capazes de oferecer uma precisão imbatível.
O problema é que, logo a seguir, vêm à mente também as dificuldades técnicas para montar as múltiplas juntas e coordenar os movimentos dos motores, além do elevado preço que a mão robótica certamente custará.
Robô a ar comprimido
Os pesquisadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, adotaram um enfoque bem mais simples, e nem por isso menos eficiente ou menos preciso - eles construíram uma mão robótica acionada por ar comprimido.
A mão robótica foi batizada de Raphael (Robotic Air Powered Hand with Elastic Ligaments - mão robótica alimentada a ar com ligamentos elásticos)
Em vez de ser mais rústica, e justamente por ser movida a ar comprimido, a mão robótica alcançou uma funcionalidade imbatível: ela tem a força suficiente para segurar objetos pesados e a precisão necessária para segurar objetos extremamente delicados.
Mão para robô humanóide
Um compressor de ar de 60 psi envia o ar comprimido para um sistema de tubos que funciona como atuador. Um microcontrolador comanda a liberação de ar para cada um dos dedos da mão robótica.
"Esse design a ar comprimido é o que torna essa mão robótica única, já que ela dispensa o uso de motores e outros atuadores," afirma Dennis Hong, diretor do laboratório Romela, onde Raphael foi criada. "A força de agarramento pode ser facilmente ajustada simplesmente mudando a pressão do ar."
A mão robótica será utilizada em um projeto maior, de um robô humanóide chamado Charli (Cognitive Humanoid Robot with Learning Intelligence - robô humanóide cognitivo com capacidade de aprendizado). Os pesquisadores esperam ter o Charli pronto a tempo de participar da RoboCup 2010.
Redação do Site Inovação Tecnológica
22/05/2009
Reunião do Dark Energy Survey
21 maio 2009
A reunião do projeto internacional Dark Energy Survey (DES), que pretende estudar a natureza da energia escura – um dos principais desafios atuais na física e na cosmologia –, será realizada entre os dias 25 e 29 de maio, no Rio de Janeiro. A reunião será realizada no Observatório Nacional e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), envolvendo uma centena de astrofísicos dos vários países participantes deste projeto que mapeará uma grande área do céu a partir de 2011, utilizando um detector que está sendo construído com essa finalidade. Aproveitando a presença de especialistas estrangeiros e o contexto das celebrações de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, a organização do evento programou uma série de palestras voltadas ao público leigo com tradução simultânea e com transmissão pela internet. As apresentações, gratuitas, serão feitas no CBPF. No dia 25 de maio, Ravi Sheth, da Universidade da Pensilvânia, falará sobre o tema “A Matéria Escura”. No dia 26, Josh Friemann, da Universidade de Chicago, falará sobre “Supernovas e a Energia Escura”. No dia 27, “Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura” será o tema de Timothy McKay, da Universidade de Michigan. “As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura e a Energia Escura” será o tema debatido no dia 28 de maio por Bhuvnesh Jain, da Universidade da Pensilvânia. No dia 29, o ciclo será encerrado com a palestra “A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura”, apresentada por Enrique Gastanhaga, do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha. Mais informações: www.des-brazil.org/semana
III ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba - 19 a 20 de JunhO de 2009
20 maio 2009
O Encontro de Software Livre da Paraíba é um evento organizado pelos grupos G/LUG-PB e PSL-PB. Em 2009, o III Encontro de Software Livre da Paraíba – III ENSOL/PB, Liberdade no Extremo, ocorrerá nos dias de 19, 20 e 21 de junho, na Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco, em João Pessoa – PB.
Objetivos:
* Promover e estimular o intercâmbio de experiências entre as diversas iniciativas, como grupos de Software Livre e entidades de mesma filosofia, através de soluções com Software Livre e de código aberto, difundindo seu caráter de alternativa tecnológica viável;
* Promover o uso e o desenvolvimento de Software Livre e de código aberto, como uma alternativa econômica, com custos efetivamente menores do que os ofertados tradicionalmente pelas soluções proprietárias;
* Promover a inclusão digital de comunidades menos favorecidas, através da educação tecnológica ampla e irrestrita, onde o acesso aos mecanismos de construção e desenvolvimento estarão sempre acessíveis, e;
* Através de todas essas iniciativas, estimular o desenvolvimento de tecnologia local com o uso do Software Livre, seja ele no campo empresarial, junto a administradores públicos ou usuários finais.
Público Alvo
Como parte de uma filosofia ampla de compartilhamento do conhecimento e das formas de poder geradas por esse acesso, o público alvo é a sociedade como um todo. Entretanto, o caráter tecnológico do Software Livre gera um público mais específico:
* Estudantes de Tecnologia da Informação, de nível fundamental, médio e superior;
* Gerentes de Tecnologia da Informação de pequenas, médias e grandes empresas;
* Acadêmicos e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação;
* Secretarias de informática e administração dos municípios;
* Profissionais da área tecnológica, que desejam desenvolver e introduzir ferramentas de Software Livre em sua empresa;
* Pessoas que possuem o interesse em consolidar conhecimentos em computação ou ampliar horizontes em pesquisas e aplicações.
O G/LUG-PB e o PSL-PB têm o prazer de convidar todos a participarem do III ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba. A abertura da chamada de trabalhos é um marco importante para a concretização de um evento. Isso porque é uma das oportunidades dos especialistas, acadêmicos e profissionais de mostrarem o que sabem, a que vieram. E claro, o público agradecerá!
O III ENSOL será realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho deste ano, na Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco. Esta que já se tornou um marco dos eventos culturais de João Pessoa e também um ponto turístico pelo traço arquitetônico inconfundível de Oscar Niemeyer.
O temário do evento está dividido em sete macrotemas, sendo eles: Ecossistema do Software Livre, Desenvolvimento, Segurança, Governo, Educação, Negócios e Inclusão Digital e Social. As propostas podem ser de palestras de 50 minutos e mini-cursos de 2 horas (a sala não tem espaço para computadores, só notebooks).
Assim abordaremos praticamente todas as áreas do uso de Software Livre, permitindo que todas as partes da sociedade tragam novidades, produtos e experiências para o grande debate.
Serão três dias de evento. Mais de quarenta palestras. Convidados internacionais e claro, os monstros sagrados do Software Livre nacional.
Padrão Ginga recebe aprovação da UIT
A UIT (União Internacional de Telecomunicação) provou no último dia 29 o padrão Ginga-NCL, para aplicações interativas em IPTV, sob a recomendação Recomendação H.761 - "Nested Context Language (NCL) and Ginga-NCL for IPTV services".
Desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Ginga-NCL é um subsistema do Ginga, software elaborado para permitir a interatividade no Sistema Brasileiro de TV Digital, e plataforma de execução para a linguagem NCL (Nested Context Language).
A aprovação significa uma chancela da UIT ao padrão brasileiro, que poderá ser utilizado por fabricantes do mundo todo em produtos que permitirão a interatividade em IPTV.
A interatividade do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) permitirá ao telespectador o acesso ao guia eletrônico de programação, seleção de câmeras e informações, venda e comércio eletrônico, entre outros.
Fonte: Teleco
Prêmio Jovem Cientista tem inscrições prorrogadas
19 maio 2009
O Prêmio Jovem Cientista, em sua 24ª edição, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 30 de junho de 2010. O prêmio é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho. Segundo o CNPq, o objetivo do prêmio é buscar, por meio dos diferentes temas abordados a cada ano, soluções simples e acessíveis para problemas diretamente ligados à população. Com o tema “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro”, o foco desta edição será o estudo, desenvolvimento e uso de energias alternativas, estimulando a produção e o consumo dessas fontes de energia de uma maneira sustentável. As premiações, que serão entregues pelo presidente da República e pelas autoridades governamentais da área de ciência e tecnologia, perfazem um total de R$ 150 mil. O 1º lugar na categoria Graduado receberá R$ 20 mil e, em Estudante do Ensino Superior, R$ 10 mil. Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq. Os primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participarão da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas. Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras. As inscrições podem ser feitas pela internet ou pelos Correios. O regulamento do prêmio e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br.
Núcleo de Comunicação Digtal
17 maio 2009
O Núcleo de Comunicação Digital (NCD) é um projeto que tem como objetivo principal compartilhar conhecimentos na área de tecnologia, tendo maior enfoque sobre a área de informática, mais especialmente para a difusão do uso do Software Livre. A difusão de conhecimento faz parte de nossa filosofia e, para que isto seja feito da melhor forma possível, contamos com ajuda de professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB e de outras instituições, empresários e profissionais que estejam dispostos a contribuir. O Núcleo irá oferecer cursos, palestras e seminários, bem como promover treinamentos e outras ações integradas na área de tecnologia. Recentemente foi associado ao NCD o Ramo Estudantil do IEEE , que também busca estreitar os laços entre o aluno e sua profissão através da realização de eventos, palestras, workshops, etc., para que este viva intensamente, mesmo dentro do meio acadêmico, a experiência de participar de projetos coorporativos. Mais Informações:
IEEE
O IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - é um instituto técnico-profissional internacional, dedicado ao avanço da teoria e prática da Engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação. É a maior organização de classe do mundo. O IEEE, é dividido em 10 Regiões ao redor do mundo, que são subdivididas em Seções. Das 300 Seções do IEEE existentes no mundo, 5 delas estão no Brasil e, juntas formam o Conselho Brasil. Uma Sociedade é composta por membros e afiliados do IEEE, interessados em alguma área específica da eletrotecnologia. Os benefícios de estar em uma sociedade incluem ter acesso a publicações, conferências, prêmios, palestras, serviços educacionais e outros recursos exclusivos. Existe uma infinidade de sociedades no IEEE como IEEE Circuits and Systems Society, IEEE Computational Intelligence Society, IEEE Robotics & Automation Society, IEEE Power & Energy Society, IEEE Antennas and Propagation Society... O que é um Ramo? O Ramo Estudantil é um setor dentro da organização do IEEE que não tem fins lucrativos, sendo subordinado a uma Seção Estudantil. O Ramo Estudantil do IEEE deve ser criado e gerenciado por estudantes de graduação, bem como de pós-graduação, que formam uma diretoria, sob a orientação de um professor da Universidade e um profissional ligado à Indústria, ambos associados ao IEEE. Um Ramo tem como objetivo essencial trazer os benefícios do IEEE para faculdades, estudantes e profissionais. Organizar um calendário de eventos voltado aos estudantes, oferecer vantagens do IEEE aos seus membros e incentivar o caráter social do IEEE são funções essenciais dos Ramos: Estes objetivos são alcançados através das diversas atividades desenvolvidas pelo Ramo Estudantil, com o apoio da Universidade, da Seção, da Região e do IEEE. As atividades consistem, basicamente, em palestras, cursos, viagens e visitas técnicas, encontros entre estudantes de todo o país e do mundo, congressos, Semana da Engenharia, enfim, atividades que atendem às necessidades e aos interesses dos alunos de Cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, Ciências da Computação e afins.Sobre o IEEE
O instituto realiza os principais encontros da área (mais de 300 congressos e conferências em todo o mundo), cria padrões e normas e é responsável por aproximadamente 1/3 das publicações (revistas, papers, journals, livros, etc...) que circulam na área de Elétrica e Informática.
O IEEE colabora no incremento da prosperidade mundial, promovendo a engenharia de criação, desenvolvimento, integração e compartilhamento, e o conhecimento aplicado no que se refere à ciência e tecnologias da eletricidade e da informação, em benefício da humanidade e da profissão. O IEEE congrega mais de 370,000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 157 países. Compõe-se de 10 Regiões, 37 Sociedades Técnicas, aproximadamente 1200 Capítulos das Sociedades Técnicas e 300 Seções, além de inúmeros Ramos Estudantis.Como funciona o IEEE no Brasil
São elas:
1. Seção Bahia
2. Seção Brasília
3. Seção Minas Gerais
4. Seção Rio de Janeiro
5. Seção Sul Brasil
Estas seções abrangem todos os Estados do Brasil e são assim classificadas:Seções do IEEE Estados envolvidos Bahia BA, PE, PB, CE, RN, AL, SE, PI, MA Minas Gerais MG Rio de Janeiro RJ, ES Brasília DF, GO, MT, MS, PA, TO, AM, RO, RR, AC, AP Sul Brasil SP, SC, PR, RS Sociedades
1 - Contribuir para a melhoria do nível acadêmico e profissional dos estudantes;
2 - Promover uma maior integração entre os estudantes e sua futura profissão;
3 - Incentivar a liderança;
4 - Responsabilidade;
5 - Criatividade;
6 - Iniciativa e trabalho em grupo;
Vantagens de ser membro e voluntário
- Recebimento mensal da Revista Spectrum (de tecnologia) em casa
- Acesso ao The Institute Journal
- Descontos em todos os cursos e congressos internacionais e nacionais promovidos pelo IEEE
- Acesso à biblioteca do IEEE
- Direito à participação em campeonatos de tecnologia promovidos pelo Instituto
- Como voluntário no Ramo, oportunidade de interagir com engenheiros do mundo todo e desenvolver habilidades não técnicas, tais como liderança, trabalho em equipe e habilidades gerenciais, que são imprescindíveis para o Engenheiro contemporâneo.
- Currículo diferenciado ao trabalhar como voluntário.
Em breve teremos OFICIALMENTE o Ramo Estudantil IFPB!
Mais informações:
Palestra: TV Digital no Brasil
14 maio 2009
Apresentação: Engenheiro Eletricista Op. Eletrônica
JOão de Deus Barros
CREA N°1602249962
Programação:
1-Apresentação dos Serviço de TV digita-TV-D;
2-Breve Histórico sobre a concepção da Tecnologia da TV-D no Brasil;
3-Definição e escolha do padrão SBTVD-JSDB;
4-Criação do forúm SBTVD;
5-INstituição pela ABNT da Comissão de Estudo Especial de TV-D;
6-Cronograma de implantação do serviço no Brasil;
7-Impacto da TV-D na sociedade.
Expositor:
Engenheiro João de Deus Barros, quem elaborou o projeto TV-D da TV Cabo Branco que já foi instalado e, encontra-se em fase de testes.
Local: Auditorio do CREA/PB
Data: 14 de maio (HOJE!!)
Horario:18:00 horas
Realização:
ABEE
Apoio:
CREA-PB
Vídeo-Aula: Montagem e Manutenção de Micro Computadores (ISO)
Um super curso em video para quem quer aprender a montar e configurar um PC. Aulas narradas no idioma Português Br.
Um passo a passo bastante instrutivo e dinâmico para você ficar por dentro ou até mesmo ganhar uma boa grana!
Semana de Engenharia Elétrica – UFRN
13 maio 2009
A semana regional de engenharia elétrica é um evento que ocorre a cada 2 anos e envolve alunos e profissionais da área de Engenharia Elétrica de todo o nordeste. O evento possui mesas redondas, palestras, mini cursos dentre outras atividades de iteração entre alunos, profissionais e professores dos cursos de Engenharia Elétrica. Já houveram duas semanas de engenharia elétrica nos anos de 2007 e 2005, sendo que em 2005 o evento foi local. O número de participantes do evento de 2005 levou a UFRN a tornar o evento de 2007 um evento regional, o qual continua para o ano de 2009.
IV CONNEPI 2009
12 maio 2009
O IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - CONNEPI 2009, constitui-se em um fórum de discussões e intercâmbios de conhecimento científico nas áreas temáticas do referido evento.O Encontro envolve sessões plenárias, proferidas por especialistas renomados, mini-cursos, mesas-redondas e sessões-técnicas com apresentações orais e em painéis, relacionadas às áreas temáticas do mesmo.
A Submissão de artigos estará disponível a partir do dia 11/05/2009. Os Autores e Co-autores devem "obrigatoriamente" estar cadastrado no SITE do IV CONNEPI.
Áreas de Concentração:
· Ciências Exatas e Naturais;
. Recursos Pesqueiros;
· Ciências Humanas e suas Tecnologias;
· Hospitalidade e Lazer;
· Construção Civil;
· Geomática.
· Ciências Sociais, Gestão e Negócios;
· Controle e Processos Industriais;
· Meio Ambiente e Recursos Naturais;
· Saúde e Segurança;
· Artes e Design;
· Informação e Comunicação;
· Linguística, Letras e Música.
Reunião Importante!!
09 maio 2009
Carro elétrico lançado
04 maio 2009
Montadora americana lança primeiro carro elétrico a ser produzido em escala industrial
O protótipo, 100% não poluente, funciona com uma bateria de íons de lítio. Com uma carga completa, o carro - que chegará às lojas por US$ 57.400 - é capaz de rodar até 360 quilômetros com uma carga de bateria.
"Com o desconto fical federal de US$ 7.500, o preço final fica em US$ 49.900", explica a montadora, em comunicado emitido antes do lançamento oficial do veículo, em Los Angeles. O preço é salgado em comparação a outros sedãs da mesma categoria, mas a Tesla destaca que, com os incentivos ficais concedidos pelo governo a quem adquirir veículos não poluentes e o baixo custo da manutenção e do combustível, o "Model S" passa a ser bastante competitivo.
Cientistas criam câmera mais rápida do mundo
02 maio 2009
Cientistas anunciaram ter testado uma câmera capaz de capturar mais de seis milhões de imagens por segundo, que está sendo chamada de câmera mais rápida do mundo.
Segundo artigo publicado na revista científica "Nature", o aparelho captura imagens em menos de meio bilionésimo de segundo, uma velocidade seis vezes maior do que as câmeras mais modernas vendidas no mercado.
A técnica apelidada de Serial Time-Encoded Amplified Microscopy --ou Steam-- funciona através de pulsos de laser.
Câmeras digitais normais usam uma técnica chamada Dispositivo de Carga Acoplada (CCD, em inglês) para formar uma imagem. Os CCDs contêm chips semicondutores que produzem elétrons quando em contato com a luz. Estes elétrons são analisados pelos chips e seus sinais são amplificados eletronicamente e transformados em imagem digital.
Este processo é relativamente lento. Uma câmera digital convencional consegue captar 30 imagens por segundo. As melhores câmeras capturam cerca de um milhão de imagens por segundo. Mais do que isso, e a falta de luz ou excesso de ruído eletrônico fazem com que as imagens fiquem fora de foco e opacas.
Arco-íris
A técnica Steam, desenvolvida por físicos que trabalham na Universidade da Califórnia, forma uma espécie de "arco-íris bidimensional" de cores.
Este arco-íris bidimensional é projetado, via um pulso de laser, no objeto que é fotografado. Cada parte do arco-íris ilumina o objeto de forma diferente, dependendo dos tons de claro e escuro do objeto.
O arco-íris bidimensional bate no objeto e é refletido, sendo recapturado pela câmera. Ao retornar à câmera, as diferenças em cada parte do reflexo do arco-íris são analisadas pela câmera e transformadas em uma imagem.
A câmera com o sistema Steam é mais rápida do que a CCD porque o processo eletrônico é muito mais simples, afirma Keisuke Goda, um dos cientistas que assina o artigo publicado na Nature.
Uma câmera convencional precisa formar imagens a partir de milhões de pixels, enquanto a que usa o sistema Steam precisa processar as informações contidas em apenas um arco-íris bidimensional.
Câncer
Segundo os cientistas, a técnica Steam poderia, em tese, ser usada na observação de células ou até na detecção de doenças, como câncer.
No caso de tumores, células cancerígenas são muito difíceis de serem detectadas nos estágios iniciais da doença, porque elas aparecem em número muito reduzido na corrente sanguínea.
Atualmente, médicos procuram tumores em pequenas amostragens de sangue, mas o índice de erro é muito alto.
"As chances de que uma destas células [cancerígenas] apareça em uma amostra de sangue observada em um microscópio são quase inexistentes", diz Gode.
Como a câmera com o sistema Steam é muito rápida, ela poderia analisar individualmente as células da corrente sanguínea de um paciente.
Para que a câmera possa ser usada nestes casos, os cientistas ainda precisam aumentar a resolução das imagens. Atualmente a resolução da imagem equivale a 2,5 mil pixels. Os cientistas querem elevar a resolução para 100 mil.
A equipe também está tentando formar imagens tridimensionais com o sistema.
"Nosso próximo passo é melhorar a resolução espacial para que possamos fazer imagens claríssimas da estrutura interna de células", disse à BBC o cientista Bahram Jalali, envolvido no projeto.
"Ainda não chegamos lá, mas se conseguirmos isso, não haverá limites para as aplicações [desta técnica] na biologia."
Fonte: Folha Online
Bluetooth 3.0
01 maio 2009
A terceira versão do padrão de conectividade Bluetooth foi oficialmente lançada no último dia 21. O Bluetooth 3.0 veio para acabar com as reclamações de quem achava que a velocidade de transmissão de arquivos era lenta ou que os dispositivos perdiam facilmente a conexão. O novo padrão tem taxas que chegam até 24 Mbps, oito vezes mais que os 3 Mbps da versão atual. Além disso, a conexão entre dois dispositivos está mais sólida, com menos quedas na transmissão de dados e consumindo menos energia dos aparelhos.
Estas inovações foram alcançadas com a utilização do protocolo de rádio 802.11 para transmissão, o mesmo usado pelas redes Wi-Fi. Quando a quantidade de arquivos a transferir for grande, o Bluetooth 3.0 usará os chips Wi-Fi como apoio e, assim que acabar, desligará o periférico de rede e entrará num modo de espera, consumindo, assim, pouca energia. Sobre a estabilidade das conexões, o diretor executivo da Bluetooth SIG, Michael Foley, cita o recurso Enhanced Power Control, que deve reduzir a ocorrência de quedas. A Bluetooth SIG diz que os fornecedores Atheros, Broadcom e CSR já estão entregando chips 3.0 para as fabricantes de computador e que os aparelhos com o novo Bluetooth devem estar nas lojas no prazo de nove a 12 meses. Ainda não se sabe quais dispositivos serão os primeiros a usufruir das altas velocidades do padrão 3.0, mas além dos óbvios computadores e celulares, até fabricantes de televisão têm mostrado interesse.