Cientistas criam bateria de celular capaz de recarregar em 10 segundos

24 março 2009

Uma equipe de cientistas criou uma bateria de lítio capaz de armazenar e gerar uma maior quantidade de energia que as atuais, e que pode ser recarregada em apenas dez segundos, uma invenção que poderia revolucionar o mundo da telefonia celular.

A revista "Nature" publicou nesta quarta-feira (11) um artigo que afirma que a nova bateria poderia começar a ser comercializada em alguns anos, segundo as estimativas dos dois pesquisadores responsáveis pelo projeto.

A invenção foi desenvolvida por Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que se dedicaram a melhorar o rendimento oferecido pelas baterias atuais por meio de um novo desenho dos canais encarregados de transportar a energia de um lado para o outro da pilha.

Hoje em dia, as baterias de lítio oferecem um bom rendimento, mas seu ponto fraco é o baixo nível de potência em determinados momentos nos quais, por qualquer motivo, é necessário uma carga extra. Tradicionalmente, o fato foi associado à lentidão com a qual os íons e elétrons do lítio circulam.

Por isso, os pesquisadores centraram seus esforços em conseguir aumentar a velocidade de deslocamento dos íons, para o que criaram uma espécie de "rodovia" na camada externa da pilha capaz de distribuir a energia por cada um dos cantos do dispositivo.

Ceder explicou que isto permitiria carregar uma pequena bateria - similar à usada nos telefones celulares- em apenas dez ou 20 segundos, o que "poderia ter muitíssimas aplicações práticas e poderia chegar a mudar nosso estilo de vida".

Kang e Ceder utilizaram como base o composto LiFePO4, usado frequentemente na fabricação de baterias, e o cobriram com uma mistura de ferro, fósforo e oxigênio que, após ser aquecido, permite que os íons se desloquem com rapidez.

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |