Menor célula de combustível do mundo poderá estar em seus portatéis

01 fevereiro 2009


A menor célula de combustível do mundo foi criada por engenheiros estadunidenses e é um minúsculo “quadradinho” de três milímetros de lado e 1mm de espessura e funciona à base de hidrogênio. O feito foi alcançado na Universidade de Illinois, nos EUA.

As futuras variações desse tipo de célula de energia podem substituir as baterias convencionais nos aparelhos portáteis. A nova tecnologia movida a hidrogênio pode produzir mais energia utilizando o mesmo espaço físico.

Essas células de combustível novas utilizam apenas quatro componentes – um pequeno reservatório de água e uma câmara contendo hidreto metálico separado por uma fina membrana com um ajuntamento de eletrodos que conduz eletricidade por baixo dela. Devido ao pequeno tamanho da célula, os cientistas puderam eliminar os sensores de pressão e os controles eletrônicos que apenas sugavam energia nas baterias convencionais.

A primeira versão da nova célula de combustível é capaz de produzir 0,7 volts e uma corrente de 0,1 miliamperes por 30 horas, mas as futuras versões podem gerar até 1 miliamper de corrente com a mesma voltagem.

Por possuir dimensões tão pequenas, o que faz a célula produzir energia não é a gravidade, mas sim a tensão superficial, que faz a água fluir pela membrana dentro da bateria. Isso permite que haja fluxo de água e conseqüente produção de energia mesmo que a célula seja virada de ponta cabeça ou para qualquer outro lado. Perfeito para se adaptar aos iPods e aparelhos de MP3 portáteis.


   Fonte: http://hypescience.com/

+ sobre células de combustível:

O que são?

Como funcionam?

Tipos de células

Vantagens e Desvantagens

Aplicações


Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |