Criado primeiro LED do mundo com luz polarizada

04 fevereiro 2009


Um estudante do Instituto Rensselaer, nos Estados Unidos, conseguiu fabricar o primeiro LED do mundo com luz polarizada - um tipo de luz que, ao invés de se espalhar em todas as direções, é altamente focalizada..Isso abre o caminho para a utilização dessas pequenas fontes de luz de alta eficiência nas telas LCD, utilizadas em TVs de alta definição, monitores de computadores, câmeras digitais e telefones celulares.
 
Diodos emissores de luz
Os LEDs - diodos emissores de luz - são pequenas lâmpadas de estado sólido de altíssima eficiência energética, capazes de gerar luz com pouquíssima dissipação de calor.
Hoje eles são largamente utilizados na indústria eletrônica, mas o aumento de sua potência e a melhoria da qualidade de sua luz os coloca como substitutos das lâmpadas fluorescentes compactas, que por sua vez já estão aposentando as antigas lâmpadas incandescentes.
 
Luz polarizada
O que o doutorando Martin Schubert descobriu foi como controlar a luz emitida pelos LEDs. Controlando a direção e a polarização da luz, é possível desperdiçar ainda menos energia, que nos componentes atuais se perde na forma de luz direcionada para pontos onde ela não é necessária.
Ao contrário de uma lâmpada comum, que deve distribuir fótons em todas as direções, para que os ambientes inteiros fiquem iluminados, as fontes de luz utilizadas para a fabricação das telas de cristal líquido precisam de luz apenas na direção exata onde o pixel será iluminado.
 
"Backlighting" em telas LCD
Isto torna a luz polarizada de um LED a escolha perfeita para a função de "backlighting" em qualquer tipo de tela LCD. A luz perfeitamente dirigida produzirá imagens com cores mais vívidas e fortes.
Schubert descobriu que os LEDs normalmente já produzem luz polarizada, mas que essa característica não era aproveitada até agora. De posse dessa informação inédita, ele construiu um aparato óptico que aperfeiçoa a polarização, gerando o primeiro LED a emitir luz totalmente polarizada.

Pesquisa: Jayne

1 Comentário:

Unknown disse...

muito bom up up up

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |