Nokia patenteia ideia de bateria autorrecarregável

11 março 2010

A fabricante de celulares e netbooks, Nokia registrou, no final de fevereiro, nos Estados Unidos, a patente da ideia de uma bateria que nunca precisará ser carregada.

Os engenheiros planejam criar um dispositivo acoplado à bateria que posssa captar energia de ondas de rádio no ambiente e que possa funcionar com energia produzida pelo movimento (energia cinética) - algo que já existe em relógios de pulso.

Com a tecnologia em questão uma parte física do aparelho seria robusta e móvel, ou seja, ela poderia se movimentar por dois trilhos, para cima, para baixo e para os lados. Ao final de cada trilho existiram faixas de crital piezoelétrico que quando submetido à pressão, gera um campo elétrico. Portanto, a energia elétrica seria produzida automaticamente com o movimento do usuário.

Os fabricantes de eletrônico patenteiam o máximo de ideias possíveis, para ter o direito dos produtos antes de seus concorrentes, mas não estaremos livres da tomada, pois o projeto pode levar anos para tornar-se realidade.

Fonte: engadget.com

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |