Software ‘crackeado’ é um risco para meu computador?

13 setembro 2011


Engenharia Elétrica - 2011.1

Muitas vezes nos deparamos com essa duvida. E por incrível que pareça nunca paramos para pensar na resposta e ignoramos se o crack representa ou não um risco para nossa maquina.

Antes de responder a essa pergunta, saibamos o que é vírus. Os vírus são softwares maliciosos criados por terceiros que tem o objetivo de destruir arquivos, afetar o desempenho do sistema e roubar dados do usuário.

Sendo assim, podemos afirmar que a resposta é, SIM! Um crack representa um risco não só para o computador mas também para os dados pessoais do usuário. Por que?

Quando crackeamos um software estamos destruindo um arquivo original, e colocando no lugar dele um arquivo criado por terceiros, que vai modificar o desempenho do software e do SO que esta rodando-o. O crack se tornou uma armadilha perfeita, o usuário, de livre e espontânea vontade, injeta o crack dentro de uma pasta do sistema (geralmente Arquivos de Programas) e muitas vezes ignora o aviso do antivírus, se tornando uma presa fácil para hackers que pretendem roubar dados do usuário.

E quando crackeamos nosso sistema, estamos injetando o crack ainda mais fundo, em meio as “entranhas” dos arquivos indispensáveis ao bom funcionamento do computador. Pastas, que, as vezes nem sabemos que existem.

Quando falamos em software livre, temos acesso ao código do programa e sabemos as tarefas que ele vai desempenhar em nossa maquina, mas não se trata de software livre, um crack não é fornecido junto ao seu código, e assim, para nos livramos dessas ameaças (que prometem economia com software proprietário, mas que pode se tornar uma enorme dor de cabeça) é ter um antivírus de qualidade instalado em nossa maquina ou pagar por esse software, ou ainda, usar software livre.


2 Comentários:

Lunatico disse...

Buen articulo, sin embargo se debe de tener en cuenta que cierto software's originales recopilan algunos de nuestros datos sin nuestro consentimiento.

Anônimo disse...

Eu tenho 3 programas crackeado no meu Notebook, 1 foi detectado no meu Anti-vírus, os outros 2 não. Realmente, isso não é uma boa ideia, amenos que você saiba o que está fazendo, assim como eu que sei dos riscos que estou correndo. Mas para a minha segurança, eu bloqueio todos com o Firewall.

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |