Projeto de Pesquisa do IFPB é selecionado pela Eletrobrás

06 setembro 2011


PARABÉNS AOS ALUNOS E PROFESSORES DE ENGENHARIA ELÉTRICA PARTICIPANTES!!!

Professores e alunos do Grupo de Pesquisa de Eletrônica, Controle e Automação, GECA, do IFPB, Campus João Pessoa, foram selecionados no processo seletivo de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Eletrobrás. A seleção procurava projetos inovadores destinados ao desenvolvimento tecnológico das empresas concessionárias de energia de estados do Norte e Nordeste. Foram selecionados 41 projetos e o resultado saiu no dia 26 de agosto.

O projeto será desenvolvido na Eletrobrás Distribuição Alagoas. “Desenvolvimento Experimental de Protótipo de Equipamento para Monitoramento Simultâneo e Distribuído de Parâmetros Elétricos em Redes Secundárias e Consumidores de Baixa Tensão Empregando Tecnologia de Comunicação Sem Fio”, é o título do projeto do GECA.

O objetivo é desenvolver o protótipo de um equipamento que faça o acompanhamento da qualidade da energia e também a redução de perdas de energia. Uma das inovações é a proposta para desenvolver uma tecnologia nacional que empregue comunicação de rede sem fio para envio de informações que são monitoradas.

Com duração de dois anos e financiamento total da Eletrobrás, o primeiro passo para implantação será uma reunião entre os gerentes de P&D da distribuidora de Alagoas e o coordenador do projeto, o professor Franklin Pamplona. A empresa irá custear as bolsas de pesquisas dos alunos e professores, além dos materiais e equipamentos. O IFPB entrará com a disponibilização dos horários dos docentes e alunos envolvidos no projeto e a cessão do espaço físico dos laboratórios.

“Desde o princípio acreditamos que o projeto seria aprovado, porque tivemos a iniciativa de procurar saber as áreas de interesse da empresa, então realizamos o projeto dentro da expectativa deles”, ressaltou o professor Franklin. Ele ainda destacou que os alunos ficaram muito satisfeitos com o resultado, pois já desenvolviam pesquisas na mesma área e a implantação do projeto será como uma continuação dos estudos.

Atualmente o grupo de pesquisa conta com a participação de cinco bolsistas, Everton de Freitas, Isaac Silva, José Bosco Júnior, Manoel da Costa Filho e Múcio Queiroz Filho do curso de Engenharia Elétrica. Os alunos são coordenados pelos professores Franklin Pamplona, Eduardo Vidal, Manoel Alves e Walmeran Trindade.

Para um dos bolsistas do projeto, Everton de Freitas, a implantação do projeto será uma oportunidade para colocar em prática o que os estudantes aprenderam durante o curso. “É gratificante saber que o nosso trabalho é reconhecido por uma companhia grande como a Eletrobrás Distribuição Alagoas”, afirmou Everton.

O Geca foi criado a cerca de um ano. Os professores Manoel Alves, coordenador do curso de Eletrotécnica e do GECA, e Franklin Pamplona acreditam que com a implantação do projeto o número de bolsistas aumentará. Além disso, será criado um laboratório de análise de qualidade de energia, o que poderá gerar novas pesquisas.


http://www.ifpb.edu.br/campi/joao-pessoa/noticias/projeto-de-pesquisa-do-ifpb-e-selecionado-pela-eletrobras

Fonte: Site do IFPB (

)

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |