Projeto Cinema Digital - LAVID
25 fevereiro 2011
O LAViD – Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital através do presente
edital de convocação torna pública a chamada de seleção para bolsista no projeto
Cinema Digital.
O objetivo do projeto é o desenvolvimento e construção de uma plataforma de
armazenamento, transmissão, codificação e decodificação de vídeos em resolução 2k e
4k.
Esta seleção destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de
graduação (Computação, Redes de Computadores e áreas afins) ou que já tenham
concluído e possuam interesse na área de pesquisa com os seguintes perfis:
Conhecimentos Essenciais:
• Linguagem de Programação C/C++;
• Programação Orientada a Objetos;
• Programação Paralela em GPUs;
• Sistemas Distribuídos (P2P);
• Programação com Sockets;
• Ambiente Linux.
Conhecimentos Desejáveis:
• Sistemas Embarcados;
• Codificação e Decodificação de Vídeo;
• Processamento Digital de Imagens.
Interessados:
Enviar currículo e histórico escolar para Erick (erick@lavid.ufpb.br) com o seguinte
Assunto: SELECAO_LAVID_CINEMA_DIGITAL
E aguardar contato.
Data Limite: 15/03/2011
Seleção Bolsista ITI para NIT/PRPIPG
O NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) do IFPB está selecionando alunos dos cursos de nível superior de Sistemas para Internet, Redes de Computadores ou Engenharia Elétrica para 1 (uma) bolsa de inovação tecnológica do CNPq.
O bolsista atuará apoiando através da tecnologia da informação a equipe de implantação do NIT-IFPB na organização administrativa, no atendimento a inventores, pesquisadores e empresas, na transferência de tecnologia (licenciamentos e comercialização), e demais atividades relacionadas com a Inovação e Propriedade Intelectual. O NIT promoverá ao longo do período da bolsa, a capacitação do bolsista, através de uma série de cursos relacionados com a área de inovação e propriedade intelectual.
Requisitos Básicos:
- Estar regularmente matriculado em CST de Sistemas para Internet, CST de Redes de Computadores ou Engenharia Elétrica a partir do 3º período;
- Possuir currículo atualizado na plataforma LATTES do CNPq;
- Noções de leitura no idioma inglês;
- Ter conhecimento de ferramentas de informática como banco de dados relacional, linguagem para desenvolvimento de sites ou CMS (Content Management System), editores de texto, planilha eletrônica, etc
- Habilidades: Facilidade de Comunicação, liderança, habilidade em lidar com o público, disciplina, organização.
Período de inscrições de 25/02/11-02/03/11
Enviar histórico escaneado para email nit@ifpb.edu.br com assunto: SELEÇÃO BOLSA NIT ITI
Informações adicionais:
- A remuneração da bolsa CNPq ITI-A é R$ 360,00 (valores atuais) com duração máxima de até 24 meses
- Carga horária semanal: 20horas
Mais informações:
NIT/PRPIPG
Profª Rafaelle Feliciano, Profª Iana Daya ou Ana Magalhães
nit@ifpb.edu.br
pabx (83) 3208-3032
País recebe curso alemão de eficiência energética
18 fevereiro 2011
São Paulo, 18 de Fevereiro de 2011 - 11:17 Câmara Brasil-Alemanha oferece aulas, que já foram ministradas para centenas de alunos europeusPaís recebe curso alemão de eficiência energética
A Câmara Brasil-Alemanha, com o apoio do Ministério da Economia e Tecnologia da Alemanha (BMWi), anuncia que está trazendo para o Brasil o curso de eficiência energética "European Energy Manager - EUREM". O órgão afirma que o curso, desenvolvido por engenheiros alemães e ministrado para centenas de alunos europeus, foi adaptado às condições brasileiras.
Para a adaptação, a Câmara afirma que estabeleceu uma cooperação com a GIZ - Agência Alemã para Cooperação Internacional, sucessora da GTZ - Agência de Cooperação Alemã, instituição com experiência no setor energético brasileiro.
O EUREM terá duração de seis meses e é direcionado principalmente a profissionais técnicos, que em suas empresas já estejam envolvidos com o tema da energia ou que pretendam adquirir conhecimentos para implantar projetos nessa área.
Ao final do curso, sendo aprovado, o participante receberá um certificado também reconhecido na Europa (European Energy Manager Certificate). A primeira edição do EUREM terá início em maio de 2011 e será ministrada com duas aulas semanais noturnas. Segundo a Câmara, detalhes sobre custos, horários, locais de realização do curso, etc., estarão disponíveis a partir de abril.
Os interessados em receber mais informações sobre o curso devem etnrar em contato pelo e-mail: mambiente@ahkbrasil.com
Carteira de estudante 2011
15 fevereiro 2011
Para isso basta acessar o site www.estudante10.com.br e preencher o formulário eletrônico disponível.
Segundo Carlos Gomes, Coordenador Geral do DCE IFPB – Gestão “Agora é a Hora”, “esperasse reduzir a zero a quantidade de erros por digitação gerados principalmente por preenchimento do formulário com uma caligrafia ilegível, o que fazia a AETC não selar a carteira e a gráfica tinha que reconfeccionar esse documento gerando atraso no recebimento e custo adicional tanto para a gráfica, quando o erro era seu, quanto para o estudante, em caso de erro deste. Ainda segundo Carlos, “o próprio Site identifica numerações erradas do CPF e não permite o cadastro até que a numeração seja informada corretamente.”
O valor da Carteira está fixando em R$ 12,00. A 1º remessa se encerra dia 25/FEV e a 2º Remessa em 25/MAR.
Outra novidade para esse ano é a confecção gratuita de 300 carteiras de estudante, através do PROJETO “CARTEIRA SOLIDÁRIA” que beneficiará alunos carentes do IFPB, que sejam beneficiários de pelo menos um dos programas de Assistência Estudantil “Bolsa por demanda social” ou “Restaurante Estudantil”. Para esses estudantes o processo de solicitação será um pouco diferente. Os mesmos deve se encaminhar ao DCE IFPB, entre os dias 21 e 25/FEV, entre as 08h30 e às 21h, com a seguinte documentação:
Formulário preenchido (de papel – fornecido no DCE IFPB);
1 foto 3x4 recente;
Xérox de RG, CPF e carteira de beneficiário da CAEST, em pelo menos um dos programas de Assistência Estudantil citados.
Da Coordenadoria de Comunicação
Alan Santos
Graduando em Administração - IFPB
Pesquisadores criam chip que usa laser para transmissão de dados
14 fevereiro 2011
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) descobriram uma nova forma de melhorar o poder de processamento. Para isso, o invento utiliza nanolaser para transmissão de dados nos chips de silício.
O experimento promete abrir portas para uma nova geração de processadores mais velozes, uma vez que o uso de nanolasers permite a transmissão de dados à velocidade da luz.
Desde 2007 existem estudos baseados nesse princípio de usar lasers para transmissão de dados em processadores. Um dos principais entraves aos experimentos era o fato de que o silício poderia ser danificado durante o processo, por conta das elevadas temperaturas.
Em anúncio oficial à imprensa, o estudante Roger Chen disse ter descoberto uma forma de não perder o material, criando nanopillars, peças de galio-índio produzidas artesanalmente e postas em cima do silício. Isso possibilita a produção de lasers infravermelhos próximos à temperatura ambiente.
Essa não é a primeira vez em que a transmissão da luz tem sido explorada como uma forma de transmitir os dados. A Intel já pesquisa maneiras de usar a tecnologia como um possível substituto do USB 3.0.
Fonte: Olhar Digital
IFPB vai ofertar vagas para cursos de Inclusão Digital
A Pró-reitoria de Extensão e a Coordenação da Unidade de Inclusão Digital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em parceria com o CNPq, pretendem iniciar as atividades do projeto Jampa Net, no próximo mês. As aulas do projeto serão realizadas na Funetec, localizada na Rua das Trincheiras, 275, centro.
O Projeto Jampa Net é um espaço comunitário de acesso universal, livre e gratuito, um programa modular, que conta com o apoio e a participação dos cursos superiores do IFPB e com apoio técnico da Funetec. A unidade vai utilizar a estrutura do antigo projeto Casa Brasil composta por: telecentro, auditório, laboratório de multimídia, laboratório de informática e sala de leitura.
A Unidade de Inclusão Digital pretende beneficiar 4.840 jovens e adultos de comunidades carentes da cidade de João Pessoa que tenham cursado até o 4º ano do ensino fundamental. O coordenador da unidade, o professor Giovanni Loureiro França de Mendonça acredita que o projeto ainda pode ser ampliado com a adição de novas parcerias.
“No primeiro momento o projeto abrangerá as comunidades próximas da unidade, no entanto, assim como o Projeto Casa Brasil, que inicialmente teve essa abrangência e finalizou atuando em 48 bairros de João Pessoa e em municípios circunvizinhos”, disse o professor.
As atividades do telecentro, laboratório de multimídia e laboratório de informática terão uma carga horária de 40 horas divididas em oito horas semanais. As aulas serão realizadas no horário da manhã de 8h às 12h ou no horário da tarde das 14h às 18h. O estudante pode optar pelos seguintes dias: segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira.
Também estará disponível diariamente uma sala de leitura, vinculada à disciplina de Prática de Pesquisa em Administração de Sistemas de Informação do curso superior de Bacharelado em Administração.
Da Redação com Ascom - IFPB
Visita Técnica - AlCOA
A coordenação de Engenharia elétrica conseguiu a aprovação de uma visita técnica à ALCOA Alumínio S/A. Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer mais um ambiente industrial.
Local: ALCOA Alumínio S/A, Itapissuma, PE
Data: 24/02/2011
Saída de João Pessoa: 09h00
Almoço (na ALCOA): 12h00
Início da visita técnica: 13h00
Vagas: 20 vagas (25 no total, mas 05 são para professores)
Critério de seleção: alunos mais antigos e CRE
Inscrição: Por e-mail para alfredogomes@ieee.org (colocar no assunto: ALCOA), com as seguintes informações: número do calçado e da camisa, além do nome completo, matrícula, CRE e RG.
Os e-mails serão recebidos até o dia 15/02.A lista dos alunos selecionados será divulgada no dia 16/02.
Braço mecânico controlado pelo cérebro
13 fevereiro 2011
Um braço mecânico controlado pelo cérebro. Esta é a proposta de um projeto idealizado pela DARPA (Agência de Defesa para Projetos de Pesquisa Avançados dos Estados Unidos) e que, se aprovado, promete melhorar a vida das pessoas que dependem de uma prótese.
Para demonstrar seu invento, a agência anunciou a criação de uma prótese de braço, chamada Luke, completamente controlada pelo cérebro. O protótipo do produto, assim como todos os relatórios, já foram enviados à FDA (Food and Drug Administration), órgão responsável pela aprovação desse tipo de equipamento médico nos Estados Unidos.
Existe uma expectativa de que demore até quatro anos para o projeto ser aprovado pela FDA e a prótese comece a ser produzida comercialmente. A seguir, veja o vídeo sobre o funcionamento do braço mecânico controlado pelo cérebro:
Fonte: Olhar Digital