UFPBaja é campeã do Baja SAE Regional 2009

16 novembro 2009


A equipe UFPBaja da Universidade Federal da Paraíba foi a campeã geral da IV Competição Baja SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), etapa Nordeste, realizada entre os últimos dias 13 e 15, no Estádio Municipal Armando de Oliveira, em Camaçari, na Bahia. A equipe do Projeto Baja da UFPB é formada por alunos de Engenharia Mecânica e Produção.

A competição regional, que reuniu equipes de Baja SAE das faculdades e universidades de Engenheria do Nordeste, oferece oportunidade para as equipes testarem os veículos visando o Baja SAE Brasil-Petrobrás, que acontecerá em fevereiro de 2010, em Piracicaba (SP).

A UFPBaja foi primeira colocada em quase todas as avaliações, finalizando o somatório geral das provas como a campeã geral do evento. O podium foi completado pela equipe da UFRN (que já foi campeã mundial) em segundo lugar, e pela equipe do IFPB (antigo Cefet-PB) em terceiro lugar.

O evento teve inicio com uma visita técnica no Complexo Industrial Ford Nordeste, onde os competidores puderam conhecer os processos de fabricação da linha de montagem e as instalações da Ford. Ainda no mesmo dia as equipes realizaram apresentações técnicas onde defenderam as soluções de projeto empregadas nos seus protótipos.

No segundo dia foram realizadas inspeções de segurança, de conformidade do motor padrão exigido na competição e avaliações dinâmicas dos veículos onde foi aferido o desempenho dos veículos quanto a capacidade de tração, de aceleração, velocidade máxima e manobrabilidade em piso acidentado.


A prova principal foi realizada no domingo, onde os veículos percorreram por duas horas um circuito especialmente projetado para danificar os protótipos. O vencedor neste quesito seria o veiculo que, pela sua robustez, fosse capaz de realizar mais voltas.


Fonte: Agência de Notícias da UFPB


Comentários:

Postar um comentário

 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |