Europa quer engenheiros de países emergentes

20 novembro 2009

Uma escassez de engenheiros na Europa deverá forçar as companhias a recrutarem expressivamente na Índia e China, o que poderá levar a uma grande mudança em direção ao Oriente. A afirmação é de um importante líder empresarial europeu. Benoît Potier, diretor-presidente da Air Liquide, uma das maiores fabricantes de gases industriais do mundo, disse ao "Financial Times" que o grupo francês está contratando a maior parte de seus funcionários nos mercados emergentes. "Eu acho que haverá falta de engenheiros no futuro e isso é uma preocupação para os grupos industriais", disse.

A observação é compartilhada por outros presidentes de empresas europeus. "A falta de capacitação era o tópico número um antes da crise e acredito que continuará sendo depois dela", disse o presidente de um dos maiores conglomerados industriais do continente. As companhias alemãs gostam de mencionar as estatísticas de que seu país -conhecido pela destreza na área de engenharia- forma 40 mil engenheiros por ano, enquanto que na China são 400 mil. Assim como muito executivos europeus, Gerald Kleisterlee, diretor-presidente da Philips da Holanda, que está acontecendo um movimento em direção aos mercados emergentes. "Haverá uma mudança estrutural rumo à Ásia e China."

"Isso, no entanto, não é necessariamente uma coisa ruim, uma vez que também precisamos desenvolver esses mercados", diz Potier. A Air Liquide planejava recrutar 25 mil novos funcionários em cinco anos, antes da explosão da crise econômica. A maioria deles viria de mercados emergentes como a China, Índia e Oriente Médio. Agora, Potier já começa a pensar na possibilidade de voltar a contratar. A escassez, porém, não ocorre apenas na Europa. Kris Gopalakrishnan, diretor-presidente da Infosys, disse que a companhia indiana da área de tecnologia da informação está lutando para encontrar engenheiros bem qualificados.


Fonte:VALOR ECONÔMICO (SP) • CARREIRA • 5/10/2009

Comentários:

Postar um comentário


 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |