Engenharia é a carreira mais visada no Sisu

26 janeiro 2011

Curso também é o que mais ofereceu vagas aos que participaram do Enem.

Com 251 mil inscrições, os cursos de engenharia foram os mais procurados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), site que seleciona os alunos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para universidades públicas e institutos tecnológicos.

Em segundo ficou o curso de administração, com 103 mil inscrições, e, logo em seguida, medicina, com 85 mil.

Além de ter sido a carreira mais procurada, engenharia foi a que mais ofereceu vagas: 15% das 83.125 disponibilizadas. O aluno pôde optar por até dois cursos.

No que se refere a concorrência, a maior está na carreira de radiologia, com 68 candidatos por vaga, somando-se todos os cursos da área. Depois vêm medicina (65) e relações públicas (50).

Isoladamente, o curso mais concorrido é o de gestão ambiental do instituto federal de tecnologia de Rondônia: 683 candidatos por uma das três vagas oferecidas.

Os quatro menos disputados estão no instituto federal de tecnologia de Santa Catarina. Oferecidas em cidades do interior, as duas licenciaturas de matemática e uma de física e outra de química ficaram com concorrência de 4,5 a 5,3 candidatos por vaga.

Os índices de concorrência no Sisu refletem também a baixa procura por carreiras de formação de professores. Dos 50 cursos menos disputados, 33 são de licenciatura.

Entre as instituições, a Universidade Federal do Ceará foi a que recebeu o maior número de inscrições: 118 mil para 5.700 vagas. Em seguida, vêm as federais do Mato Grosso e do Rio, com 96 mil e 92 mil inscrições, respectivamente.

A primeira chamada do Sisu foi divulgada no domingo. As matrículas são nos dias 27, 28 e 31, presencialmente nas próprias instituições.

(Angela Pinho)
(Folha de SP, 26/1)

Comentários:

Postar um comentário

 
Engenharia Elétrica - Paraíba © Copyright | Template By Mundo Blogger |