A tecnologia logo tornará realidade um antigo ditado popular: as paredes realmente terão ouvidos.
E poderão contar alguns segredos interessantes para os donos da casa: uma janela aberta deixando escapar o ar condicionado, um vazamento de água ainda imperceptível, a mudança brusca de temperatura lá fora, e muitos mais.
Sensações caseiras
Tudo o que uma casa precisa para se tornar uma casa inteligente são "sensações". E essas sensações são produzidas por sensores que fazem medições continuamente.
Em seguida, essas medições precisam ser enviadas a uma central que as processe e gere informações úteis para os moradores ou, principalmente, em gatilhos para o acionamento automático de comodidades, como ligar e desligar o ar-condicionado ou o aquecedor, abrir e fechar cortinas e janelas, acionar o aquecedor elétrico quando o tempo fica nublado, e assim por diante.
Agora, um grupo de pesquisadores norte-americanos criou um novo tipo de sensor que usa a fiação elétrica de uma casa como uma gigantesca antena, capaz de captar as informações dos diversos sensores espalhados pela residência e pelo seu entorno.
A central de monitoramento é também conectada à rede elétrica, de onde retira os sinais dos sensores e faz o seu processamento.
Leia mais... Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/10/2010
1 Comentário:
Muito interessante o Artigo, estou pesquisando sobre bancos de capacitores e inovações no campo da eneergia elétrica
http://www.wgr.com.br/fixos/banco-de-capacitores-fixos-com-disjuntor.html
Postar um comentário