Um grupo de radioamadores lidera um movimento, cujo objetivo é fazer com que as escolas brasileiras reconheçam que o padre gaúcho Roberto Landell de Moura foi o inventor do rádio. Atualmente, os estudantes aprendem que o criador do veículo de comunicação foi o físico italiano Guglielmo Marconi. De acordo com os registros históricos, a iniciativa dos radioamadores faz justiça a Landell de Moura, que obteve a concessão de patente do rádio em 1901 no Brasil e nos Estados Unidos.
Mas porque Marconi é reconhecido como o inventor do rádio se Landell de Moura obteve a patente dez anos antes do italiano? “Provavelmente o fato de Marconi, que além de físico era empresário, ter levado a tecnologia aos consumidores de diversos países por meio de uma exitosa estratégia de comercialização do invento”, avalia a gerente de Promoção da Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Diana Jungmann.
Enquanto Marconi teve habilidade para colocar seu produto no mercado, Landell de Moura não recebeu apoio para transformar o rádio em negócio. “Muito pelo contrário, Landell de Moura foi forçado a abandonar as experiências por ser religioso. Posteriormente, o mercado brasileiro teve que importar a tecnologia”, informa um dos idealizadores do Movimento Landell de Moura, o jornalista Hamilton Almeida. “O país, que poderia ser pioneiro nas telecomunicações, perdeu o bonde da história”, destaca.
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO - A lição que se tira dessa história é que, mais do que patentear uma invenção, é preciso ...para ver tudo clique aqui
Movimento busca reconhecimento para o inventor do Rádio
25 julho 2010
Matrícula
19 julho 2010
O Departamento de Ensino Superior (DES) do Campus João Pessoa do IFPB informa que o período para reabertura de matrículas trancadas será entre 20 e 22 de julho. Os estudantes interessados devem procurar o DES ou a Diretoria de Ensino do Campus João Pessoa, no prazo estabelecido.
A matrícula on-line dos alunos veteranos dos cursos superiores será realizada logo em seguida, no período de 23 a 27 de julho.
O processo de reabertura de matrícula é destinado aos alunos que realizaram o trancamento. O acadêmico deve aguardar o resultado da análise curricular, verificando as dependências e adequações da grade em vigor.
FONTE: http://www.ifpb.edu.br/DTI/--
Laboratório da UFPB cria jogos para auxiliar professores
07 julho 2010
O Laboratório de Tecnologias para Ensino Virtual e Estatística da Universidade Federal da Paraíba (LabTeve) desenvolveu sete jogos virtuais que servirão como material de apoio para os professores de forma que o aluno também possa utilizá-los depois de aprendido o conteúdo. Segundo a professora de Informática do LabTeve, Liliane dos Santos, dos sete jogos, três são apropriados para operar em plataforma de celular. O restante em Linux e PCs. Os jogos são resultado de um projeto tocado em regime de parceria com a professora Rogéria Gaudêncio do Rego, do Departamento de Matemática, e com o professor Paulo Roberto de Oliveira Rosa, do Departamento de Geografia. A coordenação foi do professor Ronei Marcos de Morais. O projeto é financiado pela Finep com o objetivo de desenvolver conteúdo educacional multiplataforma, ou seja: jogos que funcionem tanto em celular como em ambientes Linux, PC, e também para sistemas de projeção. “O objetivo maior é a consolidação do conhecimento: para o aluno conseguir jogar, ele necessariamente precisa ter o conhecimento prévio. Através do jogo ele pratica e consolida o conhecimento a partir do jogo”, explicou a professora. Os jogos estão disponíveis para downloads nas páginas do laboratório www.de.ufpb.br/~labteve. Fonte: Agencia de Noticias - UFPB |